De Eichmann a Guedes: Como a economia determina massacres?

Na noite de 11 de maio de 1960, uma equipe da Mossad, agência israelense de inteligência, dirigiu-se à Rua Garibaldi, no bairro industrial de San Fernando, 20 km ao norte do centro de Buenos Aires. Lá eles conseguiram atrair para fora de casa e capturar um senhor magro e alto, de 54 anos, que lá …

Desculpe, pobre de direita, mas você não é capitalista…

Uma das propostas de reforma tributária que mais precisamos discutir, e implementar, é a da taxação das grandes fortunas. A verdade é que os muito ricos praticamente não pagam impostos. Pelo menos, não na proporção das suas riquezas acumuladas. Ao redor do mundo, muitos milionários reconhecem isso e até elaboraram um manifesto pedindo aos governos …

Olavo de Carvalho está morto… finalmente!

Quatro da madrugada, como sempre, acordei. Levei meu notebook para a varanda do meu quarto, de onde gosto de ver o sol nascer todos os dias. Como sempre, vou direto à página de notícias para saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo. E lá descubro sobre a morte de Olavo de Carvalho. …

Quando foi que o mundo ficou tão burro?

Algumas vezes me sinto como o personagem de Washington Irving, Rip van Winkle, que deita recostado em uma árvore durante uma caçada e acaba dormindo por cem anos, tendo de conviver com as mudanças do mundo ao seu redor quando acorda. O problema é que eu não dormi por cem anos, mas a sociedade mudou …

Proteção desprotege e carinho demais faz arrepender

Um amigo veio pedir-me um conselho. Sempre que isso acontece, e acontece com mais frequência do que seria de se esperar, eu fico surpreso por alguém achar que eu tenho como aconselhar. Justo eu que penso tanto sobre minha própria vida e tenho tanto trabalho para administrá-la… O problema do meu amigo é que a …

Nossa luta é contra o bolsonarismo, não apenas contra Bolsonaro

Agradeço a todos que mostraram preocupação depois do meu artigo anterior. Estou bem melhor agora. Tanto que já retornei totalmente às minhas atividades profissionais. E foi justamente no exercício destas que encontrei o assunto para este artigo. Conversava ontem com colegas de um projeto, quando um deles soltou a seguinte frase: “Ah, eu não defendo …

Desculpe, estou na minha fase depressiva…

É muito provável que vocês leiam poucos artigos meus nos próximos dias. Não escrevo nada desde a quinta-feira passada e sinto pouca vontade de fazê-lo. Aliás, sinto pouca vontade de fazer qualquer coisa nesses últimos dias. E o motivo para isso poucas pessoas são capazes de entender, especialmente as que me conhecem um pouco melhor. …