Em defesa do ‘ad hominem’ contra bolsominions

Em seu livro “Ecce Homo”, o filólogo e filósofo alemão Friedrich Nietzsche diz que só debate com pessoas que ele respeita intelectualmente. Assim, embora faça profundas críticas a vários outros filósofos, Nietzsche está dizendo com isso que só se dá ao trabalho de criticá-los porque também se deu ao trabalho de lê-los e compreendê-los. Como …

Linguagem neutra, sim ou não?

Há muitos debates em torno da chamada “linguagem neutra”. Eu não havia refletido sobre o assunto o suficiente para comentar, mas o fiz depois que algumas pessoas me enviaram perguntas sobre o assunto. Este artigo é a minha posição oficial sobre o tema. Os detratores da linguagem neutra apresentam sempre os mesmos argumentos batidos e …

Negacionistas escolhendo a morte na pandemia

O que constitui um real ser humano vivoé mais um mistério do que nunca, nesses dias em que homens– cada um dos quais é um valioso,único experimento por parte da natureza –são abatidos no atacado. Hermann Hesse, no prólogo de “Demian” Não me regozijo com a morte de seres humanos, sejam eles quem forem, não …

Votarei em Lula, com ou sem Alckmin (e explico os motivos)

Eu havia prometido dar continuidade hoje ao artigo de ontem, mostrando uma forma possível de democracia real. Peço perdão a vocês, prometendo continuar com esse assunto amanhã. Hoje, há algo mais grave e mais imediato que precisa ser discutido. Depois que começaram a circular os rumores de uma possível chapa Lula/Alckmin para a presidência em …

Não, eu não gosto da democracia que temos

Eu sei que o título deste artigo vai causar revolta em muitas pessoas. Afinal de contas, a Democracia (que tantos, em um simbolismo lacaniano, querem que seja escrita sempre com inicial maiúscula) é um dos monstros sagrados da nossa era. Pretendo mostrar, entretanto, que a democracia é falha e falsa em seus princípios. E para …

A Igreja Católica e os abusos contra crianças

“O último a chegar é a mulher do padre!” Quem nunca ouviu essa frase da boca de crianças que estão prestes a disputar uma corrida? A frase, aparentemente inocente, na verdade está dizendo que aquele que correr menos, o mais lento, será pego pelo padre para ser “a mulher” dele naquela noite, ou seja, será …