Sob o domínio da burrice

Eu gosto muito de filmes. Quem lê esse blog com frequência já sabe disso, pois comento sobre eles o tempo todo. E uma das minhas paixões em relação aos filmes é assistir às diversas refilmagens de um único filme, para comparar e criticar. Muitas vezes também para entender como o passar dos tempos influenciou as …

Somos mais destrutivos que os zumbis – Parte 2/2

(Este artigo é uma continuação deste outro aqui.) Depois de ter explicado no artigo anterior por que os monstros mais populares da atualidade são os zumbis, gostaria hoje de falar sobre um outro ponto que atraiu a minha atenção em séries como “The Walking Dead” e seu spin-off “Fear the Walking Dead”: o imenso potencial …

Somos mais destrutivos que os zumbis – Parte 1/2

Aqui em casa gostamos muito de filmes. Sobretudo filmes de terror. Mas minha esposa não gosta de filmes de zumbis e isto tem-se tornado, nos últimos tempos, um grande problema. Sim, porque “terror”, na última década ou pouco mais, tornou-se sinônimo de “zumbis”. Muitos atribuem isso ao sucesso da série “The Walking Dead”, de 2010, …

Linguagem neutra, sim ou não?

Há muitos debates em torno da chamada “linguagem neutra”. Eu não havia refletido sobre o assunto o suficiente para comentar, mas o fiz depois que algumas pessoas me enviaram perguntas sobre o assunto. Este artigo é a minha posição oficial sobre o tema. Os detratores da linguagem neutra apresentam sempre os mesmos argumentos batidos e …

Comunismo e homossexualidade: uma autocrítica

Se você que está lendo tiver a chance de assistir ao filme “Antes do Anoitecer”, não perca a oportunidade. Trata-se de uma adaptação do diretor Julian Schnabel da autobiografia com o mesmo nome escrita por Reinaldo Arenas (1943-1990). Reinaldo Arenas nasceu na cidade de Holguín, em Cuba. Tinha apenas 16 anos quando o Comandante Fidel …

O Capitalismo e a Era das Subcelebridades Fabricadas

Você fazia alguma ideia de quem era Gkay até algumas semanas? Se sabia quem era ela, meus parabéns, pois você está melhor informado ou informada sobre o mundo das subcelebridades do que a maioria. Quando o nome dessa pessoa começou a ser bombardeado diante dos nossos olhos pela mídia, a reação da maioria das pessoas …

E eles foram felizes enquanto deu…

Ah, o amor romântico! Que coisa linda o amor romântico! É tão bonito nos filmes quando toda a dramática história de um casal termina com um lindo beijo, culminando com as letras subindo na tela e mostrando o encerramento: “The End”. Acontece que não há letrinhas subindo na tela da vida. O beijo não é …