Sob o domínio da burrice

Eu gosto muito de filmes. Quem lê esse blog com frequência já sabe disso, pois comento sobre eles o tempo todo. E uma das minhas paixões em relação aos filmes é assistir às diversas refilmagens de um único filme, para comparar e criticar. Muitas vezes também para entender como o passar dos tempos influenciou as …

Dissecando o moralismo

Puritana, putana! Este sintético provérbio italiano é certamente um exagero. Nem toda puritana é, secretamente, uma puta. Seria mais justo dizer que só cerca de 99% são assim. Provavelmente existem puritanas que são pessoas de comportamento realmente ilibado, muito embora eu nunca tenha conhecido uma assim em meus 54 anos. A verdade, porém, é que …

Somos mais destrutivos que os zumbis – Parte 2/2

(Este artigo é uma continuação deste outro aqui.) Depois de ter explicado no artigo anterior por que os monstros mais populares da atualidade são os zumbis, gostaria hoje de falar sobre um outro ponto que atraiu a minha atenção em séries como “The Walking Dead” e seu spin-off “Fear the Walking Dead”: o imenso potencial …

Somos mais destrutivos que os zumbis – Parte 1/2

Aqui em casa gostamos muito de filmes. Sobretudo filmes de terror. Mas minha esposa não gosta de filmes de zumbis e isto tem-se tornado, nos últimos tempos, um grande problema. Sim, porque “terror”, na última década ou pouco mais, tornou-se sinônimo de “zumbis”. Muitos atribuem isso ao sucesso da série “The Walking Dead”, de 2010, …

Quando foi que o mundo ficou tão burro?

Algumas vezes me sinto como o personagem de Washington Irving, Rip van Winkle, que deita recostado em uma árvore durante uma caçada e acaba dormindo por cem anos, tendo de conviver com as mudanças do mundo ao seu redor quando acorda. O problema é que eu não dormi por cem anos, mas a sociedade mudou …

Proteção desprotege e carinho demais faz arrepender

Um amigo veio pedir-me um conselho. Sempre que isso acontece, e acontece com mais frequência do que seria de se esperar, eu fico surpreso por alguém achar que eu tenho como aconselhar. Justo eu que penso tanto sobre minha própria vida e tenho tanto trabalho para administrá-la… O problema do meu amigo é que a …

Desculpe, estou na minha fase depressiva…

É muito provável que vocês leiam poucos artigos meus nos próximos dias. Não escrevo nada desde a quinta-feira passada e sinto pouca vontade de fazê-lo. Aliás, sinto pouca vontade de fazer qualquer coisa nesses últimos dias. E o motivo para isso poucas pessoas são capazes de entender, especialmente as que me conhecem um pouco melhor. …