Vidas brasileiras aparentemente não importam

A invasão da Ucrânia começou dia 24 de fevereiro. De lá para cá 25 dias se passaram. Segundo a ONU, 902 civis foram assassinados. Há uma comoção mundial sobre isso e eu, é claro, fico realmente triste por cada uma dessas pessoas, cujas vidas acabaram ceifadas em um imenso jogo de geopolítica que a maioria …

O caso Henry Borel, onde o único inocente morreu

Oito de março de 2021. Um menino de quatro anos de idade acaba de ser espancado mais uma vez pelo namorado de sua mãe, um vereador do Rio de Janeiro, cristão e conservador, que atende pelo nome de “Dr. Jairinho”. Em seus “santinhos” de campanha, “Dr. Jairinho” apresenta-se assim: Defensor da família. Certamente não da …

Por que ninguém fala das invasões dos Estados Unidos?

A Globo News, em mais uma tentativa de expor seu mau caráter para as pessoas que possuem conhecimento e memória, afirmou em sua cobertura da invasão russa na Ucrânia que esta é a primeira invasão de um país por outro desde a II Guerra Mundial. Uma afirmação aparentemente inocente, se não fosse uma mentira deslavada! …

57 anos do assassinato de Malcolm X

Há exatos 57 anos, quase três anos antes do meu nascimento, uma rajada de tiros de metralhadora ceifou a vida de um dos homens que mais respeito na história recente da humanidade. Ele nasceu Malcolm Little, porque Little foi o sobrenome que o homem branco escravizador deu a seus ancestrais. Extremamente inteligente, destacava-se na escola …

O (possível) conflito na Ucrânia aumentará a xenofobia na Europa?

A história se repete. Na primeira vez como tragédia, na segunda vez como farsa. Essa constatação de Karl Marx na introdução do seu “Dezoito Brumário de Luís Bonaparte” veio à minha mente esta semana enquanto refletia sobre essa crise que está acontecendo na fronteira da Ucrânia com a Rússia e que tem potencial para conduzir-nos …