O caso Henry Borel, onde o único inocente morreu

Oito de março de 2021. Um menino de quatro anos de idade acaba de ser espancado mais uma vez pelo namorado de sua mãe, um vereador do Rio de Janeiro, cristão e conservador, que atende pelo nome de “Dr. Jairinho”. Em seus “santinhos” de campanha, “Dr. Jairinho” apresenta-se assim: Defensor da família. Certamente não da …

Proteção desprotege e carinho demais faz arrepender

Um amigo veio pedir-me um conselho. Sempre que isso acontece, e acontece com mais frequência do que seria de se esperar, eu fico surpreso por alguém achar que eu tenho como aconselhar. Justo eu que penso tanto sobre minha própria vida e tenho tanto trabalho para administrá-la… O problema do meu amigo é que a …

Os perigos das Escolas Cívico-Militares

Ah, nossos valorosos militares brasileiros! Sempre tão honrados, sempre tão conservadores, sempre tão ligados aos valores morais e patrióticos! Quanta besteira! Os militares construíram entre os civis uma fama absolutamente injustificada. Essa fama imerecida começa pela “bravura” e termina com a “honestidade”. Não há nenhuma bravura em ser militar no Brasil. Bravura para quê?! O …

Existe mesmo essa tal Lei do Retorno?

As pessoas adoram fantasias! Esta é uma constatação que pode ser feita muito facilmente. Basta observar, por exemplo, as escandalosas quantias que são pagas para atores e atrizes, para que vivam uma fantasia de menos de duas horas diante das câmeras e iludam multidões. Segundo um princípio básico da Teoria Marxista, se atores e atrizes …

Jesus e o Evangelho da lavagem de dinheiro

Eu não sei como começar a falar sobre Jesus de Nazaré. Tenho sentimentos muito ambíguos em relação a essa personagem da história humana. Por um lado, tenho dúvidas da sua existência. E minhas dúvidas são fundamentadas em muito mais do que mero “achismo”. Recentes estudos mostram que ele pode ter sido apenas uma invenção dos …

Negacionistas escolhendo a morte na pandemia

O que constitui um real ser humano vivoé mais um mistério do que nunca, nesses dias em que homens– cada um dos quais é um valioso,único experimento por parte da natureza –são abatidos no atacado. Hermann Hesse, no prólogo de “Demian” Não me regozijo com a morte de seres humanos, sejam eles quem forem, não …

A Igreja Católica e os abusos contra crianças

“O último a chegar é a mulher do padre!” Quem nunca ouviu essa frase da boca de crianças que estão prestes a disputar uma corrida? A frase, aparentemente inocente, na verdade está dizendo que aquele que correr menos, o mais lento, será pego pelo padre para ser “a mulher” dele naquela noite, ou seja, será …